Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O que é uma Taberna Medieval?

  A etimologia da palavra é grega ταβέρνα, no literal podemos decifrá-la como ''oficina" ou "abrigo".
  A Taberna (ou Taverna que também é um termo correto) é um estabelecimento para vendas de diversas bebidas, aperitivos ou petiscos.Comumente não serve pratos, não é uma espécie de restaurante, necessariamente falando, e sim um bar.
  As práticas neste local eram diversas. Na tradição suméria, a mais antiga que temos conhecimento sobre tabernas (3.500 a.C.) a cultura era beber cerveja e outras bebidas alcoólicas como vinho, sidra.
  Este local na Idade Média era um local de lazer, algo prazeroso e também para descanso de viajantes de longas jornadas. Em alguns casos também eram prostíbulos, já outros não permitiam se quer a entrada de mulheres. Haviam jogadores, fumantes, ladrões, mercenários,camponeses, damas e cavalheiros. Todo o tipo de classe podia ser observado, exceto as tabernas que restringiam certas pessoas e comportamentos.
  Os serviçais das tabernas, tradicionalmente eram mulheres. Mas é claro que houveram taberneiros e taberneiras servindo seus clientes, em países diversos e culturas distintas.
  No período europeu renascentista, os que mais frequentavam este lugar eram os jovens estudantes que compunham poesias e músicas.
  Vários autores,diretores, poetas, escritores, músicos tanto nacionais quanto internacionais inspiraram-se neste cenário para narrar suas aventuras ou simplesmente o cotidiano da época.

  Mas qual é o místico dentro das Tabernas? Pois bem...
Inúmeras lendas apontam que as tabernas não eram frequentadas somente por pessoas normais. Também era um ponto de encontro de covens (grupo de bruxos), alquimistas, pagãos. Estes realizavam muito de seus estudos neste local, bem como praticavam celebrações e rituais dentro da taverna. Diziam que houveram locais como este para refugiar as vítimas do Santo Ofício/Inquisição e as tabernas que mantinham muitas regras ocultavam práticas esotéricas e Seitas obviamente proibidas no mundo exterior.
  Não podemos esquecer dos nossos grandes piratas, que nos filmes foram retratados como grandes negociadores, jogadores, ladrões, trapaceiros, briguentos e canalhas dentro das tabernas (risos).


  
  
  

6 comentários:

  1. Magnifico. Seu blog é fantástico, criativo,sábio e ético. Continuo acompanhando todos os posts,mas adoro mais as suas resenhas filosóficas.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o seu blog. Li um artigo e gostei muito, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Era muito perfeito essa parte na época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as Tabernas eram incríveis! Quem sabe eu não abra uma?
      Esse blog eu perdi, agora estou no tavernofcrows.blogspot.com

      Excluir
  4. Ajudou em um conto que estou escrevendo!

    ResponderExcluir